quinta-feira, 9 de maio de 2013

Onde surgiu o hip hop?





http://fc08.deviantart.net/fs70/f/2010/123/f/e/hip_hop_brasil_v1_by_justinvert.jpg

No Brasil, o movimento hip-hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão. Como movimento cultural, o hip-hop tem servido como ferramenta de integração social e mesmo de re-socialização de jovens das periferias no sentido de romper com essa realidade.
O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu com força nos anos 1980, dos tradicionais encontros na rua 24 de Maio e no metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como Thaíde, DJ Hum, Styllo Selvagem, Região Abissal, Nill (Verbo Pesado), Sérgio Riky, Defh Paul, Mc Jack, Racionais MCs, Doctors MCs, Shary Laine, Mt Bronks, Rappin Hood,apontado como o melhor, entre outros.
Atualmente existem diversos grupos que representam a cultura hip hop no país, como Movimento Enraizados, MHHOB, Zulu Nation Brasil, Casa de Cultura Hip Hop, Posse Hausa (São Bernardo do Campo), Associação de Hip Hop de Bauru, Cedeca, Cufa (Central Única das Favelas), entre outros.

http://cdn102.iofferphoto.com/img3/item/528/334/158/men-and-women-loose-hip-hop-dance-thickened-pants-327c.jpg






A importância do estilo pessoal





O estilo pessoal é de grande importância na performance porque as características próprias de cada performace acrescentam as possibilidades de inovação e de criação de novos estilos. "Espera-se que a performace não só seja competente, mas que também possua um estilo próprio, o que pode ser observado na cultura negra urbana contemporânea, por exemplo, em todos os aspectos do hip-hop". O estilo pessoal não se valoriza em situações de representação, também é importante em todos os aspectos da vida cotidiana (estética, cumprimento, fala etc).



Elementos


DJ (disc-jockey)

Operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, hoje o DJ é considerado um músico, após a introdução dos scratches de GradMixer DST na canção "Rock it" de Herbie Hancock, que representa um incremento da composição e não somente um efeito. O break-beat é a criação de uma batida em cima de composições já existentes, uma espécie de loop. Seu criador DJ Kool Herc desenvolveu esta técnica possibilitando B.Boys a dançarem e MCs a cantarem. O Beat-Juggling já é a criação de composições as pelos DJ nos toca-discos, com discos e canções diferentes. Há diversos tipos de DJs: o DJ de grupo, de baile/ festas/ aniversários/ eventos em geral e o DJ de competição. Este por sua vez, faz da técnica e criatividade, os elementos essências para despertar e prender a atenção do público. Um DJ de competição é um DJ que desenvolve e realiza apresentações contendo scratchs, batidas e até frases recortadas de diferentes discos (samples). Esses DJs competem entre si usando todo e qualquer trecho musical de um vinil.



MC (master of cerimonies)


Mestre de Cerimônia, é o porta-voz que relata, através de articulações de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, também lança mensagens de alerta e orientação, o MC tem como principal função animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem. Muitos MCs no início do hip-hop davam recados, mandavam cantadas e simplesmente animavam as festas com algumas rimas.

 Break dance

Break Dance (B-boying, Popping e Locking), por convenção, chama-se todas essas danças de Break Dance. Apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e por isso apresentam influências das mais variadas. Desde o início da década de 60, quando a onda de música negra assolou os Estados Unidos, a população das grandes cidades sentia uma maior proximidade com estes artistas, principalmente por sua maneira verdadeira de demonstrar a alma em suas canções.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvEQZDEmBauLanTMyyPeK2Bk_tNF6X97-qRCIhyphenhyphen4NN_21ml6OAKklOEtqqw8vHwSgMysAoabJhT5Q0bHMmd-yu8e5fr9bhkJ3F36PqAU_DYFzaCUTkRIwQHuDlfYWwYoOqFFYuDJzNjZc/s1600/Hip_Hop_Graffiti.jpg
Grafite
Expressão plástica, o grafite representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou paredes. Sendo considerado por muitos uma forma de arte, diferente do "picho", que têm outra função de apenas deixar sua marca, o grafite é usado por muitos como forma de expressão e denúncia.

http://3.bp.blogspot.com/-0aXGqq2RKpY/UXNQe40OcMI/AAAAAAAAAs8/Ot9eto_a5-4/s1600/1240008694370_f.jpg
Estilo

As roupas que são utilizadas no hip hop , são largas , para que os movimentos fiquem maiores , dando mais efeito visual para a dança.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3fNsF4Yq_ej1X_0Q4bLrlQZxHJzzhJy8bzvK2fe_nRnjNFQVKnq_7jvcf6eqBY-iZwHMi67ldrQy3xE1v4KaDKFkXkw1HoU8cweZ9pZOLGfRKfY4uBcGb0Z82ZP1D9ErWyZA_NcCU7wk/s1600/Top-Hip-Hop-Songs-List.jpg


Competições e Cursos
Meeting: um grande evento de hip hop do Brasil, os grupos que participaram do meeting de Indaiatuba de 2007, já estão automaticamente classificados para o meeting de Valinhos em abril de 2008, os que não participaram ou não obtiveram prêmios devem mandar uma fita de vídeo ou dvd com a coreografia que irá concorrer, e haverá uma classificação feita pelos jurados, e algumas coreografias estarão na competição. O meeting tem também batalhas e cursos de workshop e cursos de composição coreográfica..





ACESSO EM 09/05/2013 ÁS 15:15 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário